Guia do Diesel: Principais termos para entender o setor pt.2

Na primeira parte do Guia do Diesel trouxemos 14 termos para que você comece a entender como o setor de combustível e fluidos para veículos a diesel funciona. Então, caso a definição procurada não esteja neste texto, recomendamos ler o texto anterior.

As expressões contidas nesta segunda parte do Guia do Diesel também são de extrema importância para pessoas que trabalham ou estudam essa substância tão necessária para a mobilidade e abastece veículos terrestres, marítimos e equipamentos. 

11 expressões para entender o setor de diesel

  1. Estabilidade térmica

A estabilidade térmica é uma propriedade do diesel que refere à capacidade de manter suas propriedades físicas e químicas sob diferentes temperaturas. Segundo o site da fabricante de filtros Donaldson, a estabilidade térmica é definitiva para que o combustível funcione conforme o esperado. 

Mas além de um diesel de boa qualidade, para garantir essa propriedade, é importante que o combustível seja armazenado da maneira correta e utilizado dentro do período de validade. Evitar a exposição ao calor excessivo e à umidade pode ajudar a prolongar a vida útil do combustível. 

  1. Fluidez

A fluidez refere-se à capacidade do diesel de manter-se líquido em baixas temperaturas, evitando o congelamento. Isso pode acontecer em países frios ou em baixas temperaturas até mesmo no sul do Brasil. 

Para melhorar a fluidez do diesel em climas frios, são utilizados aditivos específicos que reduzem o ponto de congelamento e ajudam a manter o diesel líquido mesmo em temperaturas muito baixas, evitando a cristalização. 

Os cristais formados pelo congelamento parcial do diesel podem entupir filtros, interferir na potência ou parada total do veículo, ou equipamento. 

  1. Geradores a diesel

Geradores a diesel são utilizados para fornecer energia elétrica em locais onde a rede elétrica não está disponível ou como fonte de energia de backup, como hospitais, canteiros de obra e arenas esportivas. Eles são conhecidos por sua confiabilidade e capacidade de fornecer energia por longos períodos.

  1. Hidrocarbonetos

Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados por átomos de carbono e hidrogênio. Eles são os principais componentes do óleo diesel e de outros combustíveis fósseis.

Conforme o site Manual da Química, a maior fonte de hidrocarbonetos na natureza é o petróleo e o gás natural e podem ser encontrados nos estados sólidos, líquidos e gasosos, são polares e de densidade inferior à água. 

Sua nomenclatura varia de acordo com a quantidade de ligação de carbono na cadeia principal, exemplos:

  • 1 carbono: met-
  • 2 carbonos: et-
  • 3 carbonos: prop-
  • 4 carbonos: but-
  • 5 carbonos: pent-
  1. Motores a diesel

Motores que utilizam o diesel como combustível são comuns em veículos pesados e máquinas industriais. Eficiência: Eles são geralmente mais eficientes do que motores a gasolina, pois convertem mais energia do combustível em trabalho útil, resultando em economia de combustível.

Sua construção robusta eles tendem a ser mais duráveis para atender às exigências de caminhões, ônibus, maquinário pesado que estão geralmente em uso severo por muitas horas diárias. 

  1. Óleo Diesel

O óleo diesel é um combustível fóssil derivado da destilação do petróleo bruto. É composto principalmente por hidrocarbonetos com cadeias de 8 a 16 carbonos e é amplamente utilizado em motores de veículos pesados, como caminhões e ônibus, e equipamentos, como geradores. 

No site do Governo do Brasil, é possível encontrar toda legislação que envolve a produção, armazenamento e comercialização do diesel, alguns atos normativos são:

  • Despacho ANP nº 621/2019 – Fixa o percentual mínimo de biodiesel a ser acrescido ao óleo diesel comercializado no país
  • Resolução CNPE nº 16/2018 – Estabelece a evolução da adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel.
  • Resolução ANP nº 50/2013 – Estabelece as especificações do óleo diesel de uso rodoviário, contidas no Regulamento Técnico ANP nº 4/2013, parte integrante desta Resolução, e as obrigações quanto ao controle da qualidade a serem atendidas pelos diversos agentes econômicos que comercializam o produto em todo o território nacional.

Assim como outros produtos derivados do petróleo, o diesel também deve ser armazenado de maneira apropriada visando garantir sua qualidade, além do bom estado dos motores no qual ele é o combustível principal. 

  1. Petróleo

O petróleo é a matéria-prima a partir da qual o diesel é produzido. Ele é extraído de camadas profundas do solo em terra firme ou abaixo de regiões marítimas abissais e então refinado para produzir uma variedade de combustíveis fósseis não-renováveis e outros produtos, incluindo químicos, plástico e cosméticos.

Derivados do petróleo são obtidos por um processo chamado destilação fracionada, no qual a matéria-prima bruta é aquecida a diferentes temperaturas e cada produto é obtido com base em seu ponto de ebulição. O diesel, por exemplo, é obtido quando o petróleo atinge de 250°C até 350°C.

  1. S10

O diesel S10 é um tipo de combustível diesel com baixo teor de enxofre, com 10 partes por milhão (ppm). A letra “S” refere-se ao enxofre (nome científico súlfur), e o número 10 indica a quantidade máxima permitida de enxofre no combustível

O baixo teor de enxofre contribui para a redução de emissões poluentes e, além disso, o S10 pode melhorar a eficiência e a longevidade do motor, especialmente em veículos mais modernos com tecnologias avançadas de redução de emissões

  1. S500

O diesel S500 é um tipo de combustível diesel que contém 500 partes por milhão (ppm) de enxofre e é destinado a veículos fabricados antes de 2012. Veículos mais novos, especialmente aqueles fabricados a partir de 2013, são projetados para funcionar com diesel S10 para cumprir com as normas de emissão mais rigorosas. 

Não é recomendado utilizar o S500 em veículos cuja especificação exige o S10 e vice-versa para preservar a integridade das peças, desempenho do veículo e controlar melhor as emissões.

  1. Tanque de combustível

O tanque de combustível é o reservatório onde o diesel é armazenado em veículos e máquinas. A manutenção adequada do tanque garante a eficiência e a segurança do sistema de combustível e equipamento no qual será utilizado. 

Também existem tanques verticais utilizados em empresas de distribuição de combustível e indústrias que precisam armazenar um volume maior para garantir suas operações. 

São produzidos em materiais resistentes e inoxidáveis, garantindo estabilidade na estrutura e nas propriedades do fluido armazenado, além de ser eficaz contra vazamentos e explosões.

  1. Viscosidade do diesel

A viscosidade do diesel é a propriedade que indica a resistência do combustível ao fluxo. A viscosidade é importante para que o desempenho dos motores seja eficiente nos sistemas, principalmente em sistemas de alta pressão.

 Viscosidade adequada é necessária para garantir a lubrificação adequada dos componentes do motor, como as bombas e os injetores de combustível. Se a viscosidade for muito baixa, pode não fornecer lubrificação suficiente, caso seja alta, pode causar problemas de fluxo.

Ela pode variar com a temperatura, contudo, os motores já estão adaptados para essas mudanças, além de existir aditivos que fazem esse ajuste conforme necessário. 

O Grupo Combustran é uma empresa com mais de 50 anos de excelência no setor de diesel rodoviário e marítimo, além de oferecer Arla 32 e o serviço de comodato para empresas que buscam a melhor alternativa para sua frota. 

Confira nosso site e conheça todas as soluções que o Grupo Combustran tem para sua empresa!

Compartilhe este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp