A revolução em veículos diesel: Petrocamp Protect Plus
O Petrocamp Protect Plus é um tratamento multifuncional, desenvolvido, para tratamento do diesel...
Desde seu surgimento em 10 de agosto de 1893, o óleo diesel passou por muitas transformações que ajudaram a modificar a história da indústria automotiva. Com o tempo surgiram diferentes tipos de diesel para se adaptarem às mudanças nos veículos, política e necessidade de proteger o meio ambiente.
Produtos como o biodiesel e o diesel verde são soluções que surgiram para evitar o lançamento de partículas poluentes no ar, mas também como uma forma de diminuir a extração de petróleo, um combustível fóssil e finito.
Mas, além disso, mesmo com o diesel comum, há a preocupação com relação ao meio ambiente: veículos mais novos possuem tanques para o uso do Arla 32, um importante produto que transforma o gás poluente em nitrogênio e oxigênio, inofensivos ao planeta.
E para saber como identificar e qual usar, você precisa conhecer os tipos de diesel.
O óleo diesel é utilizado em carros pesados, caminhões, navios, geradores e diversas aplicações industriais. Em comum, quase todos possuem origem mineral e é obtido pelo refino do petróleo bruto.
Após a extração, eles podem se tornar o óleo diesel S10, S500, ou marítimo, todos com propriedades diferentes para se adaptarem aos locais em que são utilizados. Porém, além dessas classificações, ainda existem outros tipos de diesel:
É o produzido nas refinarias de petróleo, um produto sem adição de biodiesel e utilizado geralmente em motores do ciclo diesel de uso rodoviário. Esse diesel é utilizado como base para a mistura com biodiesel, encontrado nas bombas de postos de combustíveis.
É o Diesel A com biodiesel ou B100 adicionado no teor estabelecido pelas regras vigentes segundo a resolução ANP 50/2013. Atualmente deve estar na proporção de 14% e por isso, chamado de B14.
Essa mistura ocorre nas distribuidoras e é o diesel que os consumidores encontram nos postos para venda ao público.
O diesel B ainda possui um subtipo, o óleo diesel BX, que é uma mistura entre o tipo A e biodiesel em maior proporção. Ele ainda é usado em caráter experimental e deve ter o uso restrito.
É de uso obrigatório no óleo diesel comum devido à sua composição vegetal. Ele é produzido por um processo chamado transesterificação de matérias vegetais ou animais com o metanol (um tipo de álcool).
Segundo as especificações da resolução ANP 45/2014, o biodiesel deve ser misturado ao diesel A para a formação do diesel B e “o produtor de biodiesel é obrigado a adicionar aditivo antioxidante na produção de biodiesel, independentemente da matéria-prima utilizada na fabricação desse biocombustível”.
O HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) também conhecido como diesel verde ou diesel renovável, é quimicamente idêntico ao diesel de petróleo devido à matéria orgânica, mas com conteúdo de origem vegetal ou animal.
Segundo a Agência de notícias EPBR, há controvérsias com relação à nomenclatura, então não é possível dizer que todo diesel verde é um HVO, mas todo HVO é um diesel verde, pois o diesel verde pode ser obtido de outras matrizes.
Apesar do biodiesel e o HVO serem alternativas que contribuem para a redução de emissões no meio ambiente, eles possuem constituição diferente: O biodiesel é uma mistura de ésteres enquanto o HVO de hidrocarbonetos, segundo o Centro de Conhecimento em Bioenergia.
E além da diferença na composição, eles possuem processos de produção diferentes. Citamos anteriormente que a produção do biodiesel é feita por transesterificação e o HVO é obtido por HDT ou hidrotratamento.
Ainda conforme artigo do Centro de Conhecimento em Bioenergia, o processo do HVO não é 100% sustentável, pois necessita de materiais fósseis, além de aumentar o consumo do combustível em alguns casos e não ser regulamentado no Brasil, como o biodiesel.
Essa variedade de diesel é produzida com diferentes matérias-primas renováveis que proporcionam baixa emissão de CO2. O Ministério de Minas e Energia descreve o produto como feito de cana-de-açúcar, gorduras vegetais e animais, biomassas e outros resíduos.
O Ministério ainda incentiva sua produção devido ao status do Brasil no cenário mundial, por meio do Programa Nacional do Diesel Verde: O país é o maior produtor de biocombustíveis do mundo, sendo uma alternativa para evitar desperdícios de produtos agropecuários, tornando o processo sustentável.
Mais que conhecer todos os tipos de diesel, saber em quem confiar no momento do abastecimento é fundamental para a proteção e longevidade do seu veículo. O Grupo Combustran possui mais de 50 no mercado e se reinventa a cada mudança, oferecendo sempre produtos de alta qualidade e conformidade com normas e leis.
Entre em contato conosco e conheça nossos produtos e serviços.
O Petrocamp Protect Plus é um tratamento multifuncional, desenvolvido, para tratamento do diesel...
O aumento de veículos híbridos e elétricos, políticas de incentivo à fabricação de...
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!