O aumento de veículos híbridos e elétricos, políticas de incentivo à fabricação de veículos de energia renovável e uso de gás natural ou biometano como combustível não deverá interferir na demanda pelo diesel, que deve crescer 25% até o ano de 2034 devido ao aumento do transporte rodoviário. 

Essa projeção foi feita pelo superintendente adjunto de derivados de petróleo e biocombustíveis, Marcelo Cavalcanti da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em evento da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), ocorrido em 19 de julho de 2024 em São Paulo.

Esse crescimento representa aproximadamente 1 bilhão de litros de diesel nesse período e não engloba embarcações com rotas internacionais, mas leva em consideração que a mistura de biodiesel será de 15% em março de 2025 e não será utilizado mais o diesel B14, obrigatório atualmente.

O cenário atual do diesel no Brasil

Segundo a Forbes, o consumo de diesel do tipo B e do biodiesel atingirá níveis recordes em 2024, com alta de 2,13%, chegando a 66,5 bilhões de litros produzidos, superando o recorde do ano anterior.

Porém, mesmo com o aumento na porcentagem na mistura do biodiesel, o país ainda se prepara para o mercado consumidor futuro.

O abastecimento no Brasil

O Brasil possui a quarta maior malha rodoviária do mundo, segundo dados do site Proauto, com 1.720.700 quilômetros que ligam estados e países que fazem fronteira. Com baixa malha ferroviária, boa parte da carga é transportada nessas estradas por veículos pesados movidos a diesel, como caminhões.

Além disso, transportes públicos como ônibus também utilizam o combustível. Devido à extensão das estradas, menor capacidade de carga em veículos elétricos, carregamento lento e falta de autonomia necessária em baterias elétricas, o diesel continua sendo a melhor opção para o abastecimento desses veículos. 

Porém, mesmo com esse cenário definido, a oferta do diesel não deve aumentar na mesma capacidade que a demanda: Cavalcanti ainda relatou que, as previsões podem mudar, mas mesmo com aumento da produção do combustível, o país ainda deverá importar diesel. 

A previsão de aumento de 12% na produção do diesel brasileiro e maior porcentagem na mistura ainda não são suficientes. Mas é um cenário que pode ser transformado: Em 2023 a importação do diesel tipo A caiu 8,8% devido a um aumento na produção nacional, sinalizando um leve aquecimento no setor. 

Atualmente, o Grupo Combustran fornece óleo diesel e diesel marítimo para diversas empresas nos estados na região sudeste, sempre expandindo suas operações para atender cada vez mais, com um produto de qualidade e de acordo com as normas vigentes. 

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