A formação de borra em motores é uma das preocupações que motoristas têm e devem ficar sempre atentos, afinal, ela pode prejudicar não somente as peças, mas todo o funcionamento do motor e perda de potência. 

Em motores a diesel, os veículos demandam cuidado e atenção, pois o combustível possui características diferentes da gasolina e etanol: o diesel, em contato com outros elementos, como ar e sujeira, podem fazer com que ocorra o acúmulo de sedimentos. 

Mas, como ocorre a formação da borra? Confira nosso artigo e proteja seu veículo!

Como ocorre a formação de borra?

A formação de borra em motores abastecidos com óleo a diesel é um processo perigoso que envolve várias etapas e fatores, todos eles podem ser evitados. Separamos alguns dos principais.

Reações químicas naturais: A borra pode surgir a partir das mais variadas reações químicas com a degradação natural do combustível, que começa logo quando o óleo diesel sai da refinaria e vai para os tanques de armazenamento.

Água no tanque: A água surge da condensação por mudanças de temperatura e pressão interna, ou pela grande pressão causada pelo alto desempenho dos motores, criando uma camada de ar quente no tanque e gerando as partículas de água condensadas.

Microrganismos: Com a formação de água no tanque, podem fazer parte dessa borra vários microrganismos, como bactérias, fungos e leveduras, que resultam em borra. 

Cristalização do combustível: Em locais com temperaturas muito baixas, pode ocorrer o congelamento do diesel, derretimento e posteriormente, a formação de parafina no fundo do tanque.

Níveis baixos de diesel no tanque: É importante que o tanque esteja sempre abastecido, não espere o painel mostrar o baixo nível de combustível, afinal, isso aumenta o contato com o oxigênio, contribuindo para a proliferação de micro-organismos.

Degradação do diesel: A degradação do óleo diesel é um problema que pode ocorrer pela formulação do óleo diesel. A quantidade de enxofre e má qualidade do combustível acelera ainda mais esse processo.

É possível evitar a formação de borra e as consequências que podem ser graves, incluindo falhas no funcionamento e potência do motor, corrosão em tanques metálicos, entupimentos e obstrução dos filtros que comprometem o bom funcionamento da bomba injetora, entre outros.

Como evitar que o óleo diesel forme borra?

É extremamente necessário evitar que problemas como verniz e borra ocorram, já que é uma das principais causas da como a obstrução de filtros dentro de bombas e motores, perda de potência, alto consumo de combustível, maior produção de gases poluentes, desgaste de peças e perda da vedação entre equipamentos. 

Com algumas medidas, é possível evitar o agravamento da formação de borra e, algumas delas deve ser rotina do proprietário, outras, como a limpeza e manutenção do tanque de combustível devem ser feitas somente por profissionais qualificados. 

Tempo de estocagem: O óleo diesel não deve ficar muito tempo parado e sem uso, pois isso leva ao envelhecimento do óleo, que começa a se degradar naturalmente.

Armazenamento correto do diesel: Os tanques devem estar bem limpos ao serem utilizados e devem ser bem vedados para não entrar em contato com elementos externos.

Uso de aditivos de alta qualidade: Os aditivos possuem propriedades que protegem peças e otimizam o uso do combustível, por isso, eles podem ajudar a evitar o surgimento de borra e todas as consequências.

Lembre-se, além desses cuidados, sempre utilize óleo diesel de alta qualidade e procedência. O Grupo Combustran há mais de 50 anos distribui combustíveis de alta qualidade pela região sudeste, garantindo a segurança e a longevidade nas operações. 

Compartilhe este post
Whatsapp

Fale por Whatsapp