O petróleo é um material base para a produção de inúmeros produtos que estão presentes em nossa vida, como a gasolina, óleo lubrificante e óleo diesel que, em algumas situações, podem ter suas funcionalidades confundidas.
Eles são obtidos através da queima do petróleo, quando aquecidos em diferentes temperaturas. Conforme o Blog da Brida Lubrificantes, o ponto de fusão para a formação de óleo diesel é de 300º e para o óleo lubrificante, 370º.
A temperatura, concentração de elementos e aditivos fazem com que as funções do óleo lubrificante e do óleo diesel sejam diferentes e em muitos casos, são utilizados no mesmo equipamento, como tratores e veículos pesados.
Mas, como identificar o óleo lubrificante e óleo diesel, para além das suas embalagens? Continue a leitura!
O que é óleo lubrificante e óleo diesel?
Conforme já dito anteriormente, o óleo diesel e o óleo lubrificante são dois produtos com funções distintas.
O óleo lubrificante
Os óleos lubrificantes são utilizados em sistemas hidráulicos, motores e peças móveis para evitar desgastes, superaquecimentos e interrupção dos movimentos necessários para que a tarefa seja concluída.
Também podem ser utilizados em veículos que utilizam o óleo diesel, mas não entram em contato por desempenharem funções diferentes.
Além do lubrificante base, que pode ser mineral ou sintético, os produtos possuem aditivos que potencializam suas propriedades:
- Detergentes;
- Antiespumantes;
- Antioxidantes;
- Abaixadores do ponto de fluidez entre outros.
Diferente do óleo diesel, o óleo lubrificante não queima durante o funcionamento e não elimina gases do equipamento, contudo, é necessário realizar a troca de tempos em tempos para que o funcionamento não cesse.

O óleo diesel
O óleo diesel é o combustível mais comum e utilizado em veículos pesados, de carga, transporte, marítimos, agrícolas, é fonte de energia de máquinas em diversos setores industriais e também em geradores elétricos ou para manter o aquecimento em caldeiras.
Sua composição é complexa porque possui substâncias como hidrocarbonetos (em maior quantidade) e compostos orgânicos com menores quantidades de nitrogênio, oxigênio e enxofre que define os tipos de diesel.
- Metropolitanos: Os óleos diesel S10 e S500 possuem concentrações diferentes de enxofre em sua composição, o que indica que possuem diferentes finalidades. O S500 é geralmente utilizado em frotas de caminhões fabricados antes de 2011, ônibus e geradores mais antigos. O S10 é um óleo diesel combustível refinado e tem propriedades que protegem o meio ambiente, diminuindo a emissão do dióxido de enxofre e redução de óxido de nitrogênio, nociva para a saúde humana.
- Óleo diesel marítimo: Utilizado somente em embarcações e possui propriedades que evitam explosões em motores nos porões das embarcações, por isso, o óleo diesel marítimo deve ter:
Ponto de fulgor (inflamação do combustível) de no mínimo 60 graus célsius;
Quantidade máxima e enxofre de 10.000 ppm (partes por milhão);
Não deve receber nenhum aditivo.

A principal diferença entre óleo lubrificante e óleo diesel é que o primeiro é utilizado para a proteção de peças, reduzindo desgaste e atrito e o segundo é responsável pela ignição, fundamental para a movimentação do veículo, assim como a gasolina ou etanol em veículos de menor porte.
O Grupo Combustran, há mais de 50 anos, fornece óleo diesel, Arla 32 e óleo lubrificante, para diversas empresas de setores variados que fazem uso desses produtos, essenciais para o desenvolvimento do país.
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