O diesel é um combustível importante para abastecer grandes veículos e algumas máquinas, porém, sua queima pode eliminar na atmosfera gases poluentes para os seres vivos e o ar. Uma das maneiras de contornar esse problema é utilizando o Arla 32.

O Agente Redutor Líquido Automotivo, ou Arla 32 é de uso obrigatório para veículos com sistema SCR desde 2012, quando a sétima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) foi implementada em território nacional.

Esse órgão é uma divisão do IBAMA que estabelece regras de emissão de gases e resíduos de veículos, visando proteger o meio ambiente e equilibrar a necessidade dos transportes com a preservação  da qualidade de vida no país. 

A resolução que rege o uso do Arla 32 é a 403/2008, que estabelece que além da obrigatoriedade do SCR, os veículos precisam ter o sistema OBD que indica aos motoristas falhas que possam ocorrer durante o uso do veículo.  

E, para quem não cumpre o uso e a regularidade do Arla 32, há o recolhimento do veículo e multas, afinal é uma infração de trânsito grave, estão sujeitos à lei de Crimes Ambientais, com multas de até 50 milhões de reais e prisão.

Mas, o que é o Arla 32 e como funciona? Continue a leitura e descubra.

O que é o Arla 32?

De forma resumida, o Arla 32 é um agente redutor utilizado em veículos com motores diesel, cuja função é reduzir a emissão de gases poluentes. Arla 32 é uma abreviação de Agente Redutor Líquido Automotivo, 32 é uma referência à porcentagem de uréia presente na solução em água desmineralizada.

É um dos principais agentes anti poluentes utilizados no Brasil e de alta eficiência.

Como funciona o ARLA 32?

O ARLA 32 é composto por uma mistura de 32,5% de uréia de alta pureza, é ela a responsável por quebrar os óxidos de nitrogênio, reduzindo, assim, a emissão de gases poluentes. Ao ser utilizada em veículos movidos a diesel, a substância é capaz de diminuir a ação poluente desses automóveis, conforme a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, ela pode eliminar até 98% a emissão de gases poluentes originários do óxido de nitrogênio.

Através do catalisador do veículo, há uma conversão do gás poluente óxido de nitrogênio em vapor de água e nitrogênio. Mas fique ligado, se aplicado irregularmente, o fluido causa um efeito contrário, aumentando a emissão de gases.

A maioria dos motores de caminhão funcionam a diesel e, por isso, o ARLA 32 é essencial para quem vive na estrada, para garantir que o veículo respeite as leis ambientais. 

Existem outras vantagens em usar o ARLA 32?

Além de auxiliar na diminuição de gases poluentes, o ARLA 32 é essencial para a redução do consumo de combustível. Já que sua reação química auxilia na economia de diesel por quilômetro rodado.

Para isso, a substância deve ser utilizada da forma correta. O produto é injetado em sistemas de pós-tratamento, o SCR (da sigla em inglês Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva), assim, ele não é misturado diretamente ao óleo diesel, mas em um reservatório localizado ao lado do tanque de combustível.

Agora que você sabe mais sobre a importância do ARLA 32 e como ele funciona, se é revendedor pode contar com o atendimento diferenciado do Grupo Combustran para manter o seu estoque completo. Fale conosco.

Compartilhe este post
Whatsapp

Fale por Whatsapp