O petróleo é um material base para a produção de inúmeros produtos que estão presentes em nossa vida, como a gasolina, óleo lubrificante e óleo diesel que, em algumas situações, podem ter suas funcionalidades confundidas.

Eles são obtidos através da queima do petróleo, quando aquecidos em diferentes temperaturas. Conforme o Blog da Brida Lubrificantes, o ponto de fusão para a formação de óleo diesel é de 300º e para o óleo lubrificante, 370º.

A temperatura, concentração de elementos e aditivos fazem com que as funções do óleo lubrificante e do óleo diesel sejam diferentes e em muitos casos, são utilizados no mesmo equipamento, como tratores e veículos pesados. 

Mas, como identificar o óleo lubrificante e óleo diesel, para além das suas embalagens? Continue a leitura!

O que é óleo lubrificante e óleo diesel?

Conforme já dito anteriormente, o óleo diesel e o óleo lubrificante são dois produtos com funções distintas.

O óleo lubrificante

Os óleos lubrificantes são utilizados em sistemas hidráulicos, motores e peças móveis para evitar desgastes, superaquecimentos e interrupção dos movimentos necessários para que a tarefa seja concluída. 

Também podem ser utilizados em veículos que utilizam o óleo diesel, mas não entram em contato por desempenharem funções diferentes. 

Além do lubrificante base, que pode ser mineral ou sintético, os produtos possuem aditivos que potencializam suas propriedades: 

  • Detergentes;
  • Antiespumantes;
  • Antioxidantes;
  • Abaixadores do ponto de fluidez entre outros.

Diferente do óleo diesel, o óleo lubrificante não queima durante o funcionamento e não elimina gases do equipamento, contudo, é necessário realizar a troca de tempos em tempos para que o funcionamento não cesse.

O óleo diesel 

O óleo diesel é o combustível mais comum e utilizado em veículos pesados, de carga, transporte, marítimos, agrícolas, é fonte de energia de máquinas em diversos setores industriais e também em geradores elétricos ou para manter o aquecimento em caldeiras. 

Sua composição é complexa porque possui substâncias como hidrocarbonetos (em maior quantidade) e compostos orgânicos com menores quantidades de nitrogênio, oxigênio e enxofre que define os tipos de diesel.

  • Metropolitanos: Os óleos diesel S10 e S500 possuem concentrações diferentes de enxofre em sua composição, o que indica que possuem diferentes finalidades. O S500 é geralmente utilizado em frotas de caminhões fabricados antes de 2011, ônibus e geradores mais antigos. O S10 é um óleo diesel combustível refinado e tem propriedades que protegem o meio ambiente, diminuindo a emissão do dióxido de enxofre e redução de óxido de nitrogênio, nociva para a saúde humana. 
  • Óleo diesel marítimo: Utilizado somente em embarcações e possui propriedades que evitam explosões em motores nos porões das embarcações, por isso, o óleo diesel marítimo deve ter:

Ponto de fulgor (inflamação do combustível) de no mínimo 60 graus célsius;

Quantidade máxima e enxofre de 10.000 ppm (partes por milhão);

Não deve receber nenhum aditivo.

A principal diferença entre óleo lubrificante e óleo diesel é que o primeiro é utilizado para a proteção de peças, reduzindo desgaste e atrito e o segundo é responsável pela ignição, fundamental para a movimentação do veículo, assim como a gasolina ou etanol em veículos de menor porte.


O Grupo Combustran, há mais de 50 anos, fornece óleo diesel, Arla 32 e óleo lubrificante, para diversas empresas de setores variados que fazem uso desses produtos, essenciais para o desenvolvimento do país.

Entre em contato conosco e conheça nossos serviços. 

Compartilhe este post
Whatsapp

Fale por Whatsapp