Talvez você já tenha parado para tentar entender o que significam siglas nas embalagens dos óleos lubrificantes. Neste post você vai entender melhor o que significa cada uma delas, o que também vai te ajudar a fazer a escolha certa do lubrificante.

Classificação de viscosidade SAE em lubrificantes

A classificação SAE (Society of Automotive Engineers) é utilizada para facilitar a identificação da viscosidade, que é a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao seu escoamento. 

Quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade de movimento do fluido, a impressão de um líquido mais “grosso” é proporcional à viscosidade. O tipo de motor, quilometragem e temperatura devem ser levados em consideração na escolha do lubrificante, além de seguir a indicação do fabricante do veículo.

O que podemos observar nas embalagens de óleos lubrificantes são siglas como: 20W-50, 15W-40, 5W-30, etc., então ainda precisamos identificar as demais siglas.

Como exemplo, um lubrificante de número 5W30, indicam a viscosidade em baixa temperatura, diretamente relacionada com a partida do motor. Cada caractere indica uma utilidade:

5 = Viscosidade, quanto mais baixo este número for, maior será a fluidez do lubrificante em baixas temperaturas, proporcionando maior proteção em partidas a frio.

W = Quer dizer “winter” (inverno), identifica que o óleo é multiviscoso, ou seja, possui uma determinada viscosidade a frio (escala definida pelo número antes do “W”, em nosso exemplo o 5) e outra quando aquecido (reconhecida pela escala do número após o “W”, já vamos falar dele). Isso acontece porque precisamos ter óleos de baixa viscosidade a frio, quando da partida do motor, e óleos mais viscosos quando o motor está quente.

30 = Aponta para o grau de viscosidade em altas temperaturas, acima de 100 graus Cº, quando o veículo já está em movimento.

O que é o API – American Petroleum Institute?

O API é a associação comercial nos Estados Unidos para a indústria de petróleo e derivados. Atualmente representa cerca de 600 corporações envolvidas no processo de extração, beneficiamento e comercialização do petróleo, além de estabelecer parâmetros para produtos que o possui como matéria-prima.

Essa é a classificação americana para lubrificantes, no caso de carros flex, utilizamos a letra “S” nas embalagens dos lubrificantes. A letra que vem em seguida, indica o grau de desenvolvimento e performance do lubrificante que possui uma escala de “A” a “P”, quanto maior a letra do alfabeto, melhor classificado é o óleo.

O que significa ACEA? 

A ACEA (European Automobile Manufacturers Association)  é responsável por estabelecer os critérios mínimos para o desempenho dos lubrificantes na Europa. A letra “A” indica que o produto é para motores a gasolina de veículos de passeio, a letra “B” indicado para motores a diesel leves e a letra “C” que os lubrificantes são recomendados para veículos a diesel pesados.

O número que vem em seguida dessas letras, indica o grau de desempenho, “1”, “2” e “3” representam baixo, médio e alto nível de desempenho respectivamente, por exemplo, ACEA A3.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o mundo dos lubrificantes, compartilhe e fique ligado em nosso blog.

Compartilhe este post
Whatsapp

Fale por Whatsapp